08 jan 2014

Chá com Fofysfactory

Postado por: Eva Mota

O primeiro chá do ano foi servido pra uma fofa! Carol Grilo, da Fofysfactory é a minha primeira entrevistada. De Florianópolis, casada, mãe de duas gatinhas de quatro patas, Carol é arquiteta, virou Crafter e dona do seu próprio negócio. Ela bateu um papo comigo e eu adorei! Cheguem mais, amorecos!

_DSC0768

Ateliê Casa de Maria: Carol, compartilho muito da sua visão prática e objetiva diante de algumas situações da vida e dos desafios que ela nos apresenta. Acredito que montar um negócio como a Fofysfactory tenha sido um deles. Sinto que para você não existe receita para isso. Talvez a melhor maneira de construir algo é se esforçar, trabalhar e acreditar no que faz?

Carol Grilo: Sim, sempre! O primeiro impulso para querer trabalhar em algo é gostar e se dedicar àquilo. O sucesso é sempre fruto de muito trabalho e dedicação.

Ateliê Casa de Maria: Te acompanhando pela Fofysland vejo que em alguns posts o tema “cópia” é citado. Concordo que é algo frustrante quando há uma dedicação pra criar algo e isto acaba sendo reproduzido de maneira desrespeitosa muitas vezes. Como lida com isso? Já precisou chegar a soluções mais firmes?

Carol Grilo: As cópias sempre existirão. Elas podem ser solucionadas com uma simples comunicação à pessoa que está copiando ou através de medidas mais firmes, com a ajuda de um advogado. A parte chata da profissão é ter que se deparar com gente sem criatividade, se apropriando de ideias alheias.

Ateliê Casa de Maria: Como foi a passagem de Arquiteta para Crafter? Esta mudança deu um “friozinho” na barriga no início?

Carol Grilo: Foi natural e sem “friozinho na barriga”. A FofysFactory era apenas um hobby. Quando ela começou a crescer, continuei levando os dois ofícios. Até que achei que era hora de me dedicar exclusivamente ao meu trabalho como crafter. Nessa época ele já me tomava a maioria do tempo.

Ateliê Casa de Maria: Sei que muito da sua inspiração já vem de uma história com sua mãe e hoje vocês trabalham juntas. Costura, linhas, tecidos te acompanham desde sempre?

Carol Grilo: Sim, sempre me acompanharam porque sempre vi minha mãe costurar. Às vezes até ajudava ela na sua antiga marca. Isso me deu suporte na hora de criar a FofysFactory.

Ateliê Casa de Maria: Com seu trabalho e dedicação, você acabou criando a estética fofys, algo que lhe é muito característico, autêntico. A gente logo reconhece um produto Fofysfactory mesmo sem ver a etiqueta. Como é o processo de criação desses produtos? O que te inspira?

Carol Grilo: Tudo me inspira: viagens, livros, filmes. Sempre estou atenta às coisas ao meu redor. E adoro desenhar! Dos meus caderninhos surgem muitas ideias. Alguns produtos a gente desenvolve a partir da ideia da cliente. Ela vem com a necessidade e a gente cria o produto.

Ateliê Casa de Maria: Depois do sucesso da Fofysfactory, você acabou virando uma repórter do mundo crafter da sua região. Como tem sido esta experiência? Te acrescenta em algo?

Carol Grilo: Na verdade, tenho uma coluna, que se chama FofysBox, no Jornal Craft & Cia, aqui de Florianópolis. Há dois anos, me convidaram para escrever neste espaço, o que tem sido prazeroso e divertido. É um exercício constante estar ligada em tudo o que está acontecendo de novo no mundo craft.

Ateliê Casa de Maria: Carol, como você avalia o “universo” craft atual: Blogs, redes sociais e outras ferramentas. O que você vê com bons olhos e o que tem te cansado?

Carol Grilo: Eu gosto de falar sempre das coisas boas! Tem muita gente criativa espalhada pelo mundo. As redes sociais aproximam estas pessoas, o que é muito legal! Tem uma crafter do Chile que adoro, a Karen Barbé. O trabalho dela é lindo e pode ser visto neste blog: blog.karenbarbe.com. Gosto também de acompanhar o trabalho das espanholas através do site hwww.elcostureromagazine.com. É tanta gente legal e isso é sempre muito inspirador!

Obrigada pelo convite 😉

Ateliê Casa de Maria: Carol, muito obrigada por sua entrevista! Quando quiser, minha Casa está sempre aberta pra você!

  • Yara Aguilar

    Queria mais fotinhas!;(
    Mas, gostei da entrevista e é uma fofura o ateliê dela!
    Beijos!

    • Oo minha querida, fico te devendo mais! É bom que é mais um motivo pra Carol voltar aqui rsrsrsrs 😀 E aí ela te fazendo um convite! Carol é um artista que vale mesmo a pena acompanhar <3 Bjbj!

  • FofysFactory

    Yara, é só acompanhar a gente no Face, Flickr, Instagram, etc 🙂 Mil fotos para você ver! Tem os links no site http://www.fofysfactory.com.br

    • Ótima ideia, Carol! Rsrrsrs Um vício! Bjo grande e mais uma vez obrigada! :**