31 maio 2016

Como fazer um porta livro de cano de PVC

Postado por: Eva Mota

Eu falei bastante pelas redes do blog sobre o curso de empreendedorismo criativo que já fiz e mais que recomendo, o Decola!LAB, lembram? Como parceira do curso, pessoas queridas se inscreveram comigo e a promessa era, além de acompanhamento no curso, um projeto em 3D pra um ambiente e um mimo surpresa feito à mão. Duas meninas lindonas trabalham com esta nossa e querida revolução: a comida. Propõem maneiras muito mais saudáveis e que resgatam nossas raízes na hora de comer. Então claro que o que criaria pras duas seriam mimos ligados a este universo.

A amiga Ju Rolemberg já passou por aqui com receitas ótimas e agora caiu de cabeça no empreendedorismo criativo, segue estudando e se apaixonando ainda mais. Cheias de livros de culinária e leitora ávida, botei em prática um projeto antigo com cano de PVC que vi pela net pra presentear a Ju e tá na hora de compartilhar com vocês: um porta livro com canos de PVC, muito massa! O material, mais uma vez, simples:

8 pedaços de cano de PVC de 3/4 com 10 cm de comprimento

2 pedaços de cano de PVC de 3/4 com 45 cm de comprimento

2 cruzetas

4 joelhos de 45 graus

4 joelhos de 90 graus

Cola para cano

Lixa

Tinta em spray da cor que escolher

1

Depois de cortar os canos nas medidas certas, a velha dica de lixar as extremidades deita no último tutorial do blog. Comecei fazendo as laterais do porta livro. Colei quatro pedaços de 10cm em cada saída das cruzetas. Esta cola da embalagem verde e branca é bem boa de aplicar. Lembra que é bom aplicar no cano que vai encaixar e onde o cano vai ser encaixado.

2

Repeti o processo com as duas cruzetas que ficaram assim:

3

Enquanto secavam, segui fazendo os suportes superiores do porta livro, unindo os joelhos de 90° a cada ponta dos pedaços de cano com 45cm de comprimento.

4

Colei tudinho e voltei pra lateral do porta livro. Cada “X” que foi feito tinha precisava de uma base, um pé. E foi aí que colei dois joelhos de 45 graus em cada “X”, repara:

5

Essa inclinação de 45º é perfeita pra fazer um pé, uma base de apoio além de acabamento. Em seguida, nas outras duas pontas dos “X” encaixei os suportes superiores. A peça então, ficou de pé

7

E com a base assim, apoiada, nada em falso e segura.

6

Escolhi a tinta em spray Verde Menta e comecei a pintura.

8

E cabô! Aí como deve ficar! Tudo conectado direitinho, firme e já com a pintura seca, que por sinal tem um acabamento perfeito!

9

Depois é só arrumar os livros. Este porta livros vai bem num cantinho no chão mesmo e pode receber livros de diversos tamanhos…

10

… ou também por ir naquela peça e receber os livros com mais organização.

11

12

Aí tá o meu mimo pra mais uma querida que virou aluna do Decola!LAB. Pra organizar os velhos e novos livros sobre o que ela ama fazer. Te mostro o outro já. E quem fizer, já sabe, né? Joga na roda e mostra