23 jul 2016

Como fazer um nicho com cordão

Postado por: Eva Mota

E ai, gentes? Ó, enquanto sigo aqui com meus estudos e pesquisas em marcenaria, vim compartilhar esse tutorial facinho e lindo! É um dos que vi durante a minha morada em Paris ano passado. Foi desenvolvido pelos designer e autores do L’Atelier des Curiosité que, à convite da Leroy Merlin francesa, saía desenvolvendo oficinas aos clientes. Acompanhei alguns, fiz outros e claro, aprendi um monte. Agora, deixa eu te mostrar este nicho em Pinus que serve como porta-tudo. Os materiais:

1 tábua de Pinus de 1m de comprimento por 20cm de largura

4 parafusos de cerca de 5cm

Cola branca ou para madeira

Lixa ou Lixadeira

Parafusadeira

Serra Tico-tico ou de mão

3m de cordão colorido

Lápis

Verniz em spray

Comecei cortando a tábua de Pinus nas medidas indicadas:

22

Um pedaço de 35cm de comprimento por 20cm de largura (que acaba sendo a altura da peça), dois pedaços de 20cm por 15cm e quatro pedacinhos de 3cm por 3cm.

1

Nos dois pedaços de 20cm x 25cm marquei distâncias onde iriam os furos. Tirei 1,5cm de cada lado e marquei. A partir daí, as outras marcações devem ter 2cm de distância um do outro, pra no final, aparecer 7 furos.

2

Furei com broca 8 pra madeira. Já furei uma em cima da outra pra garantir furos certinho.

3

Se você precisar de ajuda pra dar mais firmeza, usar um sargento/grampo pode ajudar.

4

Depois dos furos feitos, acertei as rebarbas com a lixadeira. E lixei a peça toda também.

5

Em seguida, colei as laterais.

6

7

E parafusei a base pra ficar ainda mais firme.

8

Os pedacinhos de 3cm servem para os pés da peça. A gente pode fixá-los com parafuso ou colar. A cola resolve bem, então, grudei os pezinhos a 2,5cm de cada extremidade.

9

Depois disso, impermeabilizei com verniz fosco em spray. Apliquei duas demãos. A madeira estava crua, não selei, só lixei. Prometo voltar com dicas que aprendi sobre selar madeira.

11

Tudo seguinho, peguei a ponta do cordão com ajuda de um grampo, aquele velho truque que a gente conhece e comecei a passar em “zig-zag” pelos furos. E dando um nó no início e no final da sequência.

12

13

E fica assim! Olha que bacana?

20

Serve como nicho pra vasinhos e o que mais a gente quiser!

17

Como comprei uma tábua de 3 metros de Pinus, fiz outros nichos de tamanho variados, experimentando passar o cordão de outras formas e tudo certo!

15

16

Depois só é arrumar do jeito que a gente gostar. Na área do jardim, na mesa de um escritório, na cozinha, enfim, é pra portar tudo!

18

Quem fizer, me mostra, tá bom? Beijo e até já!

14