06 ago 2014

Como fazer seu próprio nicho de parede

Postado por: Eva Mota

Ainda bem que tinha voltado a usar franja, pois a marca ficou punk. Não menos que a dor. A dor foi enoorrrme! Isso é pra dizer sobre os meus benditos pedaços de Mdf que peguei do meu marceneiro. Eram restos que iam pro lixo, já cobertos com a melamina da cor que o cliente tinha escolhido. As lâminas de Mdf pra marcenaria não são leves, cês sabem. Daí recolhi algumas pra fazer String Art, mas desisti, pois não é a material mais recomendado. Então, guardei as sobras empilhadas no alto do armário do Ateliê e esqueci-os lá. Por cima, fui jogando tralha que num belo diz precisei tirar. Aí lá vai eu puxar as tralhas e PEIIIIIII! As sobras de Mdf escondidas por baixo caíram e as danadas miraram na minha cabeça, uma em especial, na minha testa. Cara, foi dor, dor, dor que não parava mais! E isso tudo fez apenas um arranhão e um inchaço. Ainda bem que não teve algo grave e depois dessa, saí distribuindo caixas e mais caixas pelo Ateliê e organizar tudo a uma altura confortável.

O que foi tragicômico ia se tornar útil. Depois de tomar um toco na testa do Mdf, me “retei” e ia jogar tudo fora. Mas acho que a porrada ajudou a brotar boas ideias. Fiquei com peninha, minha Estamira interna fala muito alto. Com alguns meses de blog e trabalhando pra lançar a lojinha (Eba!!) percebi que precisava de mais espaço pra guardar miudezas, caixinhas que vão surgindo diante das necessidades. Por isso decidi fazer meus próprios nichos com as lâminas. Os novos nichos foram para as paredes onde coloquei as flores, por isso, mudei algumas coisas de lugar no Ateliê.Lembra aqui como ele é!

Voltei ao marceneiro e pedi pra cortar algumas sobras do Mdf no tamanho escolhido e aproveitei tudo. Só aí comecei a montar. Quis pendurá-los de uma forma diferente, então precisei furar nas laterais, no centro de cada lâmina. Medi 2cm a partir do alto do Mdf e cerca de 4cm a partir de cada lateral do pedaço.

Nicho3

Nicho4

Furei uma lâmina por cima da outra pra evitar medir tudo de novo.

Nicho5

 

Depois daí preguei as laterais. Fazer isso sem uma terceira mão pra quebrar teu galho não é tão simples, mas saiu. Reforcei o meio com mais de um preguinho. Só por cisma mesmo. Vai que cai de novo e bem na minha cabeça, pra variar?

Nicho6

Ah, antes de pregar, passei cola pra madeira onde uma ia grudar na outra. Aí um exemplo do nicho maiorzinho.

Nicho7

Pra dar uma corzinha e unidade pro Ateliê (ainda não sabe como é meu Ateliê? Entra aqui, criatura, vem, oxe :D) escolhi cartolinas estampadas num vermelho mais fechado, puxado pro terroso e fui cobrindo tudo, aplicando cola pra papel direto no Mdf. O excesso é bom cortar com estilete pra o acabamento ficar certinho.

Nicho8

Os bichinhos todos forradinhos? Sim sim. E como pendurá-los? Espia: eu podia furar a parede e instalar o nicho diretamente nos parafusos. Mas os furinhos das laterais eram pra fazer diferente. Escolhi cordão de algodão, desses mais grossos e fiz alcinhas pros nichos. Peguei cerca de 50 cm do cordão e passei pelos furos com a ajuda de um grampo. O que sobrou pra dentro do nicho, dei nós e reforcei com Super Bonder. Olha só:

Nicho10

Aí como ficaram! O cordão é forte e grosso, mas pode ser substituído por corda, couro, contanto que aguente peso.

Nicho9

Medi onde queria instalar os dois e escolhi colocar em posições diferentes, no estilo escadinha por conta da diferença do tamanho. Fiz o primeiro furo com a minha Makita. Já te falei que aqui no apê as paredes são feitas do mesmo adamantium que deu origem ao Wolverine, né? Nossinhora, furar algo é um suplício! E quando encontro um pilar então, eu sento e #shoro. Com o segundo furo foi assim. A minha furadeira é doméstica e quando isso acontece preciso parar, bater um pregão de todo o tamanho no furo pra ir quebrando micro partes do pilar. Vou assim, alternando a furadeira com prego até brocar de vez. Mas trocar minha furadeira, comprar minha tico-tico e minha lixadeira são planos futuros. Aceito de presente em setembro (Ôôô bichinha pidona do caramba :D) E pra velha sujeira de pó, dá-se um jeito. Os coletores ou porta pó pra furadeira ajudam horrores. Pena que aqui na cidade não encontrei nenhum. O único lugar que vendia, parou. Precisei me virar e com uma folha de papel velha fiz um bolsinho pra segurar o pó quando cai. Mas enquanto lamento, dá uma olhada como eles são:

Nicho11 copy

O 1º é o Dust Free, sanfonado e super prático. Se você mora onde tem Tok&Stok aproveita, tá por menos de R$20,00. O 2º é um coletor também de plástico e fácil de limpar. Encontrei em alguns sites pra marcenaria. O terceiro é phyno, meu bem. Tem um sistema de ventilação que vai sugando o pó enquanto você fura o local. Tá vendo o botão liga e desliga? É por aí que funciona. Achei-o nas Lojas Americanas por quase 100 dinheiros. E este último…ah vai… diz se não é o mais do mais? Design, charme, praticidade e durabilidade (#sqn) 😀 Tá, tá, mas ajudou e muito meu coletor de pó caseiro.

Pra ter noção do nozinho da alça, olha na parede como ficou legal. E a dica é: os furos precisam ser feitos no meio da lateral dos nichos, nem pra frente, nem pra trás, pois é isso que garante que os nichos fiquem encostados corretamente na parede.

Nicho12

E olha tudo já cheio das minhas tralhinhas fofas <3

Nicho13

Nicho14

E você aí? O que tem feito com as sobras? Joga fora não, aproveita e cria, tenta algo. Mas espero que as suas sobras não sejam tão violentas quanto as minhas! hahaha Bjbj, genten!

 

 

  • Mércia

    Nossa que ideia genial =] adorei o post todo! Beijos

    • Mercinha querida! Que bom que gostou! Obrigada pela visita, um beijão!

  • Márcia Marinho

    Ri, chora e etc…super caprichosa. Agora entendi a razão do seu sumiço.
    Agora vou querer te chamar de Estamira rs #brincadeirinha
    Beijossssssss

    • Minha queridona! hahaha acumulo coisas e falo tantas outras como a boa Estamira 😀 Pode chamar! hahaha Um beijão!

  • Vivianne De Lima

    A ideia é ótima parabéns, beijão

    • Obrigadão, Vivianne! Obrigadão também pela visita, que bom que gostou! Um beijo!

  • carlos eduardo

    Cara perfeito *—*

    • Aii que bom que gostou! A casa tá aberta, volta sempre que quiser! Um beijo!

  • Yara Aguilar

    Massa demais!
    Dá pra encarar e fazer um pra chamar de MEU!

  • Verônica Oliveira

    Amei…eu tenho umas sobras de mdf aqui tbm…ja tô com medo de tira-las do sotão,vai que são parentes das suas e me acertam a testa tbm.
    Mas com certeza vou fazer esse nicho…amei a ideia..sempre arrasando Eva.
    Um “xêro” flor.

  • Guest

    Muito lindos e reciclar coisas é comigo. Tô doidinha pra fazer também. Parabéns Eva, amei a idéia.

  • Le Furtado

    “minha Estamira interna fala muito alto” ! eu tô morta com essa piada nerd! KKKKKKK adorei!!! também tenho sobras de mdf aqui e com certeza vou fazer uns nichos com eles. beijo!

    • Eva Mota

      Hahahhahahahaha ri alto! Muito obrigada, querida, um beijo grande!