04 mar 2016

20 ideias com cortiça

Postado por: Eva Mota

Garrei amor por ela desde que fiz meu primeiro tutorial aqui no blog há quase três anos. Sem dúvida alguma, a cortiça é um material pra lá de adaptável, democrático. A cortiça vem da casca de uma árvore, a Sobreiro e ela não precisa ser derrubada para fazer o descasque. A produção se concentra em grande maioria na Europa. Leve, a cortiça tem um alto poder isolante por conta de substâncias compostas por lipídios, que é gorduroso e seu uso é mesmo muito variado. Em vários setores da indústria, como na produção de carros, instrumentos musicais, insolemanteos pra obras até manualidades diversas.

Tanto em folhas quanto em rolhas, a cortiça não é dos materiais mais caros e é boa pra manusear. Não é difícil não, nem dura. Com tantas qualidades, reuni algumas das centenas de opções que a gente encontra por aí com este material. As folhas podem ser encontradas em papelarias ou lojas de artigos pra festas. Maleáveis, podem ser fixadas com cola quente, a minha maneira preferida. Podem também receber tinta, verniz em spray e estamparia quente. É ou não é versátil? Então, bora lá!

 

PAREDE MURAL COMPLETA

Mas um mural toodo mesmo. A ideia passou por aí, por inúmeras redes sociais e é adorável! Além de ser muito, muio útil. Neste caso, a cola tipo “sapateiro” é bem indicada caso queira uma aplicação bem certinha ou então pregar as folhas com prego com cabeça chata e grande.

1a

Fonte Coco Lapine Design

MURAL

Se prefere algo mais discreto, um mural com a folha de cortiça recortada é uma ótima escolha. E pode ser fixada com fita adesiva dupla face, dessas que aguentam mais peso. Ou então, aplicada diretamente numa folha fininha de madeira recortada na mesma forma da cortiça como neste caso que ainda teve a lateral da madeira pintada.

2a

Fonte Fellow Fellow

REVESTIMENTOS 

Em pecinhas pequenas cai super bem. Vira um muralzinho miúdo, mas bem útil e ainda ecologicamente correto, porque aproveita as latas de alumínio ou outro tipo de embalagem, como neste exemplo. Pra colar, basta usar cola quente.

5a

Fonte Design Sponge

CACHEPÔS

Tanto para plantas com no exemplo acima, quanto pra guardar trecos diversos, a gente pode criar diretamente com a folha da cortiça já que ela, mesmo sendo maleável é firme o suficiente pra sustentar a forma.

4a

Fonte Paper Stich Blog

PORTA-COPOS

Os porta-copos ou coasters são dessas ideias bem conhecidas e utilizadas. Aí um exemplo do primeiro tutorial que fiz com este material aqui no blog. Em um conjunto, pintei os círculos que recortei da folha e em outro, apliquei pecinhas de metal que ganhei. Pra ver todo este PAP, clica aqui?

3a

Fonte Ateliê Casa de Maria

PORTA-PANELA

Ahh as rolhas são mesmo um xodó e de possibilidades infinitas! Pra quem vai guardando depois de biritas uns vinhos ou então que já compra as rolhas diretamente em feiras ou casas de artesanato, haja ideia massa pra fazer com elas. Aqui um exemplo fácil: envolver algumas rolhas com braçadeira pra virarem porta-panela.

6a

Fonte Design Sponge

Se não tiver braçadeira, apenas colar com cola extra-forte é outra opção.

4 Craftynest

Fonte CraftyNest

FECHO

Com apenas um corte fininho, a rolha de cortiça vira um fecho pra sacos de mantimentos e outras miudezas.

12a

Fonte My Useful Ideas

IMÃS

Os famosos imãs de geladeira estilo cachepô para suculentas são mesmo uma graça! Embora pense que as plantinhas merecem um lugar maior, tá aí uma ideia fofinha pra usar as rolhas.

7a

Fonte UpCycleThat

PAINÉIS PORTA-RECADOS

Ah que amo esta opção para rolhas. Principalmente porque sou a psico das listinhas, dos post-it e colas pela casa. Uma escolha é aplicar as rolhas inteiras em um recorte de Mdf da forma que escolher. Vi este coração e claro que resolvi compartilhar, é a minha forma preferida!

19a

Fonte Lulu’s Blog

Ou então este modelinho aqui que fiz há pouco tempo, antes de sair de férias, lembram? Uma moldura de quadro pintada, rolhas cortadas pela metade e coladas com cola extra forte no desenho “espinha de peixe”. Se quiser rever tudinho, clica aqui, blz?

6

Fonte Ateliê Casa de Maria

Um dica importante: pra cortar rolhas de cortiça com facilidade, basta “ferver” as peças desta forma da foto. O vapor vai amolecer as rolhas e com um estilete afiado, o corte sai preciso.

21

Fonte Portal do Artesanato

TAPETE

Mais uma ideia pra aproveitar as rolhas que foram guardadas ao longo dos tempos. Cortadas pela metade e aplicadas em um tapete de borracha, deram outra cara pra o banheiro.

15a

Fonte CraftyNest

APLICAÇÃO EM MÓVEIS

A cadeira ficou inusitada e criativa com as rolhas no assento.

14a

Fonte SnappyPixels

CARRETEL

Pra sobra de linha então… Ô ideia boa, hein? Um corte meio diagonal na borda e pronto.

13a

Fonte Adicted Diy

CARIMBO

Já bem conhecida, a ideia de fazer carimbos diretamente nas rolhas também pode ser substituída com um recorte da forma escolhida num pedacinho de E.V.A e depois colada na rolha.

10a

Fonte This Heart of my Blog

ALFINETEIRO

Aiii, mó gracinha, né? E dar carinha pra rolha também é um ótimo trabalho pra fazer com a criançada.

11a

Fonte 4 Blog

BONEQUINHOS

Ainn zennnti, esse eu resolvi colocar por pura fofura mesmo, porque não sou das que sabem fazer crochê/tricot, mas ó que legal pra brincar com os pequenos e até colecionar? Imaginação e criatividade em alta.

8 recyclart

Fonte Reclyart

LACRE PARA FIOS

Ahhh sensacional essa ideia, né? Só é fazer dois furinhos em cada rolha, passar um elástico mais grosso e pronto!

9a

Fonte JheKimSixFix

PORTA-COPOS

Se há a opção com as folhas de cortiça, com as rolhas também há. Basta cortar pela metade, colar em um fundo de madeira fininho ou então papel paraná e emolduras. As moldurinhas em gesso (que podem ser pintadas) ficam lindas.

16a

Fonte Newnist

IDENTIFICADOR

Aqui uma ideia pra jardim, mas pensei que até em festas aproveitar as rolhas assim, como identificador é uma boa. Só é furar, encaixar o palitinho, escrever e só.

12 reciclart

Fonte Recycleart

CACHEPÔS

Mais uma opção com cortiça em forma de rolhas. As rolhas podem revestir uma peça ou então a nós mesmos podemos criar a forma desejada.

8a

Fonte Design Improvised

E aí? Se animaram pra botar a mão na cortiça? Se sim, me conta aqui! Adoro as redes, mas nada substitui um bom papo pelo blog que adora comentários! Um beijo, gente e até djá!

 

  • Rondney Mendonça

    Oii.. me tira uma duvida, pra fazer o mural, qual a espessura minima da folha? Por que eu estava fazendo um mural e usei uma folha de 3mm de espessura, porém quando fui colocar os percevejos eles cairam todos, eles não entravam o suficiente pra sustentar.. como o mural já foi feito, a unica solução que vi foi, comprar mais cortiça e colar por cima pra “engrossar” a camada de cortiça. Será que funciona?